Fome Emocional ou REGULAÇÃO EMOCIONAL ATRAVÉS DA COMIDA, vamos entender melhor como acontece:
- Uma situação vivenciada gera um sentimento ou emoção negativa. Vou usar como exemplo a ansiedade, mas poderia ser tristeza, alegria, angústia, medo, etc.
- Surgem pensamentos do tipo: “preciso comer pois não vou aguentar passar por isso”, ou “com tudo isso, eu mereço uma recompensa”.
- A comida é ingerida automaticamente, sem a possibilidade de se perceber o sabor, a sensação que aquele alimento provoca, a saciedade ou o volume ingerido.
- Nesta etapa surge a sensação PASSAGEIRA de alívio e que dura por 3 a 5 minutos eventualmente, de prazer. Digo “eventualmente” porque às vezes ocorre apenas a redução do desconforto inicial, o que não chega a ser prazer/satisfação.
- Ao perceber que comer foi a estratégia utilizada para lidar com a situação e com as emoções dela decorrentes, a ansiedade inicial aumenta e, aliado à isso, aparece a culpa e a sensação de fracasso por ter comido e medo de engordar – mesmo que isso seja imaginário.
- Não tarda para que os pensamentos voltem a girar em torno da dificuldade para lidar com tantos sentimentos, e ressurja a necessidade de ingerir mais alimentos como forma de alívio.
A partir daí o ciclo recomeça e volta-se a comer para esquecer das etapas anteriores.
Comenta aqui quais são suas dificuldades, se você sente fome o dia todo.
0 comentários